segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Quando os livros viram filmes - Parte Final


Marley e Eu
Direção: David Frankel
Roteiro: Scott Frank
Elenco: Owen Wilson, Jennifer Aniston

E para terminar 2008 com mais um livro adaptado para as telonas, Marley & Me estreou no Natal. Baseado no bestseller de 2005 escrito por John Grogan[bb] o filme conta a história de seu autor e o cachorro Marley, eleito pelo dono como o pior cão do mundo.
Marley entra na vida de John e Jenny quando o recém-casado casal se muda para a ensolarada Flórida e Jenny começa a ter idéias a respeito de ter um filho. John vê num cachorrinho a possibilidade de se adaptar a idéia e fazer com que Jenny deixe os planos um pouco de lado. E quando adquirem um “cachorro de liquidação” os pensamentos saem da idéia de filhos para a necessidade de manter tudo longe do alcance da boca de Marley.
Marley passa a ser mais que um simples cachorro e as alegrias e infelicidades daquela família sempre têm relação ou interação com o cachorro. Seja quando o primeiro filho da família é declarado morto ainda no útero ou durante a festa de aniversário de 40 anos de John, a presença do cachorro, apesar de as vezes secundária, sempre é constante.
O filme apresenta uma leveza contagiante, é divertido e sem muitas discussões profundas (diferente do livro que possui reflexões sobre como Marley ajudou seu dono). Talvez o que deixe a desejar seja a pontuação temporal, se não fossem pelos filhos que vão crescendo seria impossível definir que o tempo passou, John e Jenny não envelhecem e Marley só parece mudar ao fim do filme, quando fica lentinho.
O final não surpreende, afinal todos conhecem a longevidade canina, porém a forma como as despedidas acontecem arrancam lágrimas da maioria feminina dentro da sala de cinema. Marley e Eu pode não ser um filme de bichinhos mas nem por isso deixa de ser voltado para toda família.

6 comentários:

Gil Castilho disse...

Eu nem vi o filme, nem li o livro, a história não m apeteceu muito.

Mas pelo que eu vi, o pessoal gostou bastante da atuação da Jen e do Owen :D

:**

Anônimo disse...

Não li o livro mas o filme é muito divertido apesar de ter um drama. Não sou muito fã de filmes com bichos, porém, esse me surpreendeu. O legal é que o filme retrata uma história que pode se aplicar a vários casais por aí envolvendo carreira, filhos, família, casa, contas pra pagar... E, acaba fazendo a gente pensar... Recomendo assistir Marley e Eu em boa companhia pois explodirão umas boas risadas e lágrimas de emoção no final ;)

Anônimo disse...

Agora eu fiquei com mais vontade de assistir o filme ;]

Nati Pereira disse...

Prefiro mil vezes os filmes dos livros, porque assim podemos sentir mais emoções.
beeijos
ps: obrigada pela visita!

Roberta disse...

Li o livro e adorei. Ri muito e no final chorei =/
Ainda não vi o filme, tenho um certo receio quando são adaptações, de serem piores que o livro, mas como todos estão dizendo que é bom, vou arriscar!

bjo

Anônimo disse...

Oi Leila!

obrigada pela visita!
eu já assisti crepusculo e concordo com "quando livros viram filmes as adaptações se fazem necessárias para cativar o público não-leitor tanto quantos os fãs."
Mas sinceramente, sem ler o livro, achei o filme mt bom e se as criticam o consideraram ruim, e esperam mais de LN, entãio LN vai ser melhor ainda!
Ahh quero assiti Marley tb, deve ser lindo!
Bjsss [www.chocolatediet.blogger.com.br]