
Crepúsculo
Direção: Catherine Hardwicke
Atores: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Peter Facinelli e Ashley Greene
Fã que é fã raramente fica satisfeito com adaptações, ainda não tive o prazer de ler o bestseller de Stephenie Meyer
, mas mesmo assim o filme não me agradou por completo. Em meio a tantos gritos de garotas adolescentes histéricas pude perceber alguns comentários de “isso não tem no livro!” mais que indignados. Nada que não fosse de se esperar, quando livros viram filmes as adaptações se fazem necessárias para cativar o público não-leitor tanto quantos os fãs.
Com estréia hoje nos cinemas brasileiros Crepúsculo tem o objetivo de levar hordas de leitoras as salas de cinema, e as comparações com Harry Potter podem ficar apenas no fato de ser uma obra de ficção adaptada. Harry Potter
levou três filmes para que a fórmula acertasse e o mundo mágico de Hogwarts funcionasse nas telonas, e da mesma maneira que A Pedra Filosofal, a direção de Crepúsculo deixa muito a desejar.
São cenas cortadas bruscamente e por vezes soltas no meio do enredo, os efeitos também não são de todo especiais, até o Superboy de Smallville
recebe um tratamento gráfico melhor que do Edward subindo árvores a galopes.
O que salva o filme é certamente a história. Que cativa, inebria, intriga e deixa o espectador ávido pela próxima cena.
A história se desenrola numa pequena cidade chamada Forks. Bella acaba de se mudar para a casa de seu pai quando sua mãe resolve se casar com um jogador de beisebol que viaja demais. Ao chegar ao colégio não demora a fazer novos amigos mas o que a deixa intrigada é o garoto mais lindo e solitário que a principio faz pouco caso da sua existência. Edward é misteriosamente lindo e intrigante e depois de desaparecer por várias semanas, deixando Bella a pensar que o problema é com ela, ele retorna e os dois se tornam amigos. A fixação de Bella em Edward logo a leva a descobrir sua real identidade: vampiro. E assim um romance surreal tem seu início.
Confesso que a principio não entendi o furdunço na sala de cinema, era qualquer aspirante a vampiro pisar em cena que as meninas gritavam e se desesperavam. Edward me desapontou, em Harry Potter o ator tinha todo um charme europeu montado na sua vassoura e em Crepúsculo, branco como um vampiro deve ser, ele se tornou deveras estranho. Passei a acha-lo realmente aceitável nas cenas finais, quando, talvez quem sabe, o orçamento para efeitos tenha chegado ao fim e ele não mais aparece quase transparente. Crepúsculo peca em poucas coisas, se tudo foi acertado, Lua Nova terá chances de fazer um sucesso ainda mais estrondoso.
4 comentários:
Não posso deixar de comentar, como fã número 815 de Crepúsculo (os outros 814 são os emos que e kids que simplesmente estão amando a série tentando suprir a falta de Harry Potter) e número 1 da Alice (que Bella que nada! Queremos é um filme só sobre ela! Já era linda e fabulosa no livro, mas no filme... Ah, no filme!), que o filme me agradou e MUITO. Confesso que estava deveras ansioso, pois desde O Senhor dos Anéis não tinha algo realmente bom e grande sendo adaptado (HP não conta, ando meio desiludido com ele...). E, como SdA, sai do cinema satisfeito, com a esperança que as coisas não descanbem para "Sangue e Chocolate" com Lua Nova. Sim, eles mudaram o livro TODO. Sim, eles cortaram INÚMERAS cenas importantes. Sim, o Edward é simplesmente o sonho de consumo feminino no livro e no filme ele é só bonitinho. Sim, a Bella está mesmo bela no filme e não só uma feia arrumadinha como a autora a pinta. Maaas, para quem leu coisas como "Of 3 things I was sure" e "You are just my kind of heroine" e de repente ouvi-las ali, perfeitamente encenadas e em som Digital Surround, ainda que os gritos estéricos tenham atrapalhado, foi simplesmente MÁGICO! ^^ Não, nunca será a mesma coisa ver o filme primeiro e ler o livro depois, contudo, LEIAM o livro ainda que já tenham visto o filme. Certamente entenderão o por que de tantos gritos e comentários...
BaN
Estou ansioso para assistir o filme. Sempre foi assim. Nenhum filme retrata exatamente o que se passa na cabeça de quem lê o livro.
Sem dúvida que o "Crepúsculo" é um ótimo livro, deveria ler Leila. Outros livros tentaram ser transformados em livro como: "O Caçador de Pipas", "Ensaio Sobre a Cegueira", entre outros, mas nenhum conseguiu causar tanto quanto o livro. Certamente que ler é melhor que assistir ^^
Terminei de ler Crepúsculo neste exato momento e vim correndo pro pc pra ver os traillers do filme! Pretendo vê-lo em telas portuguesas (God save me das legendas em português de Portugal.. tortuna chinesa!) amanhã! O livro é realmente MUITO bom. Fazia tempo que não me prendia num calhamaço de papel por tantas horas seguidas. (Okay, admito que desde que Harry Potter nos abandonou, estava de luto neste aspecto). Pelas cenas do filme que vi, muita coisa realmente ficou diferente. O Edward, com toda certeza, tinha muito mais encanto no livro. Imagina o menino uma reencarnação do deus Adônis, como a Bella chega a comentar numa passagem. No filme ele não ganha um ratio maior que três estrelas, by the way. Bom, sobre a Bella.. ela era totalmente descrita como uma feia arrumadinha, mas tal qual a Hermione, na adaptação escolheram uma atriz bem mais BONITA do que arrumadinha! Bom, na verdade esse post todo foi pra dizer que: LEILA VAI CORRENDO AMANHÃ COMPRAR O LIVRO! To empolgadaça ainda e quase cortando os pulsos por hoje ser Natal e não ter NADA aberto!
Aproveitando a deixa.. Feliz Natal, Joa! :*
sinceramente, não gostei do filme! Ja vi melhores... a historia em si é legal, mas fugiu demais do livro, e tem cenas muito mal feitas!
Postar um comentário